São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
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O que chega às prateleiras em 94

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ano novo, produtos novos. Alta tecnologia, melhor qualidade e preços mais baixos deverão marcar o que vai chegar nas prateleiras das lojas durante 1994.
As indústrias já começam a antecipar seus lançamentos. Empresas que trazem artigos do Primeiro Mundo e dos tigres asiáticos avisam: vão trabalhar a todo vapor.
Para quem pretende se deixar seduzir pelos minisystems –a onda do momento em equipamentos de som pequenos–, a Gradiente promete lançar o AL 1 no final de janeiro.
Quinto modelo da linha Allegro, ele é mais simples e mais barato. Com 28 watts RMS de potência (real), tem dysplay de cristal líquido, rádio AM/FM, gravador com duplo-deck e equalizador gráfico. Os equipamentos chegam em cerca de 4.000 pontos de venda no final do mês ao preço médio de US$ 460 (câmbio comercial).
No final de fevereiro as vitrines deverão exibir o system AT 80, com potência de 56 watts RMS, controle remoto unificado (para o CD e o system), sintonia digital com 19 memórias programáveis, rádios AM/FM, duplo-deck e toca-discos, entre outras características. Preço aproximado: US$ 450.
Donas-de-casa que pensam em renovar seus eletrodomésticos vão se deparar com várias novidades no início deste ano. A Consul lança este mês freezers horizontais com capacidades para 220, 310, 415 e 530 litros.
A indústria afirma que os produtos acompanham tendências mundiais na chamada linha branca: baixo consumo de energia, design arredondado que facilita a limpeza, maior espaço interno com menor volume externo e função de freezer e conservador de alimentos.
A Consul não informou quanto que o consumidor terá que desembolsar pelo freezer que escolher.
Liquidificadores
Os liquidificadores têm mais dois novos modelos. O primeiro já foi colocado no mercado –em silêncio– pela Walita há cerca de um mês, é o Veneza.
O produto está sendo chamado de "mundial" porque é "made in Brazil" e exportado para dezenas de países onde a Philips (dona da Walita) comercializa liquidificadores.
Para que o produto preenchesse as necessidades de padrão de todos os locais onde será comercializado, foram investidos US$ 6 milhões no projeto.
O liquidificador, que é vendido pelo equivalente a US$ 70, tem trava de segurança com sinal luminoso (uma luz acusa se a base estiver mal encaixada), baixo nível de ruído (exigência internacional) e motor com sete velocidades.
Por bem menos, US$ 30, a Mallory vai lançar o liquidificador e picador Multil-Liq, dirigido a consumidores de menor poder aquisitivo. O desenvolvimento do produto exigiu investimento de US$ 1 milhão, informa o diretor-comercial, Adilson Tadeu Patarro, 41.
A nova cria da Mallory chega às lojas no início de março e em dois recipientes –um com capacidade para um litro e outro com 250 mililitros para as funções de picar e moer.
Em cerca de 100 mil pontos de venda –a maioria supermercados e farmácias– a multinacional Johnson & Johnson promete surgir com a escova dental Alcance Reache Control, que inova com cabo emborrachado e cerdas internas onduladas.
A empresa lança ainda este mês o sabonete Johnson's para crianças com fórmula hidratante. O produto inclui em sua composição a fragrância da loção hidratante.
Além disso, uma boa notícia. A embalagem de 125 cotonetes foi modificada. Como resultado, o preço ficou 27% menor que a versão anterior.
Tênis
Entre os importados, um produto que promete chamar a atenção do público é o tênis Tubular, da marca alemã Adidas. A Adidas do Brasil, anuncia Marta Madalena, 27, gerente de produto, vai trazer poucos produtos para o mercado brasileiro –numeração 38 a 44. Motivo: é considerado caro, pois será vendido por aproximadamente US$ 120.
O preço tem sua justificativa. O tênis vem equipado com um sistema de amortecimento na sola similar a duas câmaras de pneus de carros. O produto vem até com uma bomba e visor digital. O usuário consulta uma tabela para poder calibrar as câmaras do tênis. "É dirigido a corredores profissionais", afirma Marta Madalena.
Excepcionalmente hoje deixa de circular o caderno Consumo

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