São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sensor eletrônico substitui os juízes de linha no tênis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma novidade futurística é a atração da Copa Hopman de tênis, cuja abertura estava programada para ontem em Perth (Austrália). Pela primeira vez, partidas de tênis serão disputadas sem juiz de linha. Todas as marcações serão realizadas por um sistema eletrônico. Restam apenas o juiz de cadeira, o de rede e o que controla o pé dos tenistas no saque.
O TEL (Tennis Electronic Lines, ou seja, linhas eletrônicas de tênis), criado pelo inventor australiano Brian Williams, seria cinco vezes mais preciso que o olho humano. O sistema apresentou defeitos nos testes já realizados, mas seu criador afirmaue ele vai revolucionar o esporte.
"O tênis mundial estava à espera de um sistema semelhante para ser usado em grandes torneios", exultou o diretor do torneio, o ex-jogador australiano Paul McNamee. "Se tudo correr bem, poderia até ser utilizado em Wimbledon. Para enfrentar a concorrência de outros esportes que chegam ao ano 2000, temos que inovar", acrescentou.
O TEL se baseia em sensores sob a quadra, capazes de detectar o contato de uma bola que contenha ferro. Um som indica que a bola caiu fora, enquanto a informação é enviada ao árbitro de cadeira por computador.
O sistema deveria ter sido usado no último Aberto dos EUA, mas foi abandonado no qualifying porque os calçados dos jogadores enganavam os sensores. No Aberto da Austrália, em janeiro de 93, fortes chuvas impediram a instalação do equipamento.
Participam da Copa Hopman duplas mistas de 12 países, em sistema semelhante ao da Copa Davis. Destacam-se Ivan Lendl e Mary Joe Fernandez (EUA), Petr Korda e Jana Novotna (República Tcheca), Emilio Sanchez e Conchita Martinez (Espanha), Andrei Medvedev e Natalia Medvedeva (Ucrânia). John McEnroe, terror dos juízes do mundo inteiro, foi convidado para testar o TEL, mas, contundido, cedeu o lugar a Lendl.

Texto Anterior: Tenistas têm ódio do "juiz eletrônico"
Próximo Texto: Charlotte acaba com série invicta do Chicago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.