São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
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Corinne Day elege a imperfeição e defende o naturalismo

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

A tendência do realismo e do naturalismo na moda trouxe para as páginas das revistas alguns nomes novos também na fotograa. O mais significativo é o de Corinne Day, inglesa, 27 anos. Foi a revista inglesa 'The Face" que primeiro publicou as fotos propositalmente desglamourizadas de Corinne Day –as primeiras também a mostrar a modelo Kate Moss. Três anos depois, a estética despojada de Day chega às principais revistas especializadas e influencia toda a produção de moda no mundo, formando uma nova tendência (leia textos abaixo).
Levam sua assinatura as fotos que atualizaram a imagem de Linda Evangelista, publicadas na "Vogue" inglesa, e as famosas fotos de Kate Moss de calcinha, na mesma revista. O trabalho causou protestos por parte dos leitores e da imprensa sensacionalista britânica, que chegou a acusar Day de incentivar a pedofilia com esss fotos.
A explosão das imagens realistas aconteceu depois que a fotografia de moda levou para o topo da fama os 'darlings' do meio. Steven Meisel, Herb Ritts, Bruce Weber, Patrick Demarchelier e Peter Lindbergh -só para citar alguns-, ganharam, no final dos anos 80 e começo dos 90, o rótulo de celebridade. A simples menção dos seus nomes causava 'frisson'. Ficaram ricos e famosos.
Agora é a vez da nova geração se tornar o centro das atenções. Com uma diferença: a aversão para com o súbito estrelato a que também foram submetidos. Em entrevista exclusiva à Folha, Corinne Day mostra que não foge à regra: fala pouco e demonstra modéstia ao falar sobre seu trabalho.
*
Folha - O que mudou na fotografia desde os anos 50?
Corinne Day - Os padrões morais mudaram, cedendo lugar a uma expressão pessoal criativa.
Folha - Você disse uma vez que as mulheres se esqueceram de como é ser jovem. Você acha que a fotografia de moda estava ficando velha?
Corinne - No fim dos anos 80 e começo dos 90, achei que a fotografia de moda estava ficando viciada. Me direcionei então para a juventude e para as ingênuas imperfeições do adolescente experimental.
Folha - Você acredita que suas fotos deram uma sacudida nas velhas fórmulas? Sua atitude foi intencional?
Corinne - Não sei. Eu não senti necessidade de mudar nada. Gosto de fotografar gente que conheço e amigos em geral.
Folha - O que achou do escândalo provocado por causa de suas fotos de Kate Moss de calcinha?
Corinne - Estas fotos, intituladas "Under Exposed" na "Vogue" inglesa, eram fotos honestas de Kate Moss, no seu apartamento em Londres. É preocupante ver os jornais publicando qualquer coisa para preencher espaço.
Folha - Acha que o mercado de fotografia de moda ainda é dominado pelos homens?
Corinne - Não sei, nunca pensei sobre isso.
Folha - Como foi o início de sua carreira?
Corinne - Minhas primeiras fotos eram de amigos e de gente conhecida. Em 1990, comecei a trabalhar para a "The Face".
Folha - Qual os seus temas favoritos?
Corinne - Eu gosto de retratar meus amigos e pessoas que gosto.
Folha - Você se identifica com a estética de alguma revista em especial?
Corinne - Não me importo para qual revista trabalho, se o diretor de arte e o editor gostam do meu trabalho.
Folha - Suas fotos são consideradas realistas. Ao contrário da maioria, não são glamourizadas. Por quê?
Corinne - Gosto de fotografar adolescentes do jeito que são, naturalmente.

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