São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tome cuidado quando datar

Um problema comum enfrentado pelos bancos a cada virada de ano é o erro na data de emissão dos cheques. Em janeiro, principalmente, é frequente o correntista escrever o ano anterior, no lugar do atual (janeiro de 1993 ao invés de 1994, por exemplo).
Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), a validade de um cheque é de 30 dias, desde que ele seja emitido e depositado na mesma praça. Este prazo sobe para 60 dias, se a operação se der em praças diferentes.
Os cheques com data vencida são devolvidos pelos bancos. Entretanto, o Banco Central não prevê qualquer punição para os emitentes. Passados 180 dias da data de emissão, eles são prescritos, perdendo a validade como documento, inclusive para protesto em cartório e cobrança judicial.
Quem receber um cheque com data vencida deve providenciar sua troca. Em janeiro e fevereiro isto é mais complicado, porque muitas pessoas estão viajando e o número de cheques emitidos fora da praça de origem é grande, tornando a troca complicada.

Texto Anterior: Drible no imposto é difícil
Próximo Texto: Inativa vai até 31 de março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.