São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento PC nos EUA sofre derrotas

DO "THE WALL STREET JOURNAL", DE NOVA YORK

Já há evidências de que o movimento PC (politicamente correto) pode estar com os dias contados nos EUA, pelo menos nos campi de várias universidades, diz o "The Wall Street Journal", em artigo de Sarah Lubman.
Uma forte reação dos estudantes e decisões judiciais contrárias começam a varrer ou pelo menos desafiar alguns ícones do movimento: os códigos para discursos no campus e as políticas contra o molestamento que às vezes viola o direito à liberdade de expressão.
Como exemplo, o jornal cita a expulsão da fraternidade Phi Kappa Sigma da Universidade da Califórnia em Riverside. O motivo foi uma camiseta-convite para uma festa que trazia a figura de um homem de sombreiro com um copo de cerveja e o slogan "Não importa de onde você venha se você souber para onde está indo".
Grupos hispânicos protestaram e conseguiram a expulsão da fraternidade. Seus membros, porém, conseguiram na Justiça sua volta ao campus, baseados na Primeira Emenda da Constituição, que garante a liberdade de expressão.

Texto Anterior: Ratos vencem guerra contra os homens em Bombaim
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.