São Paulo, segunda-feira, 3 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcílio confirma acerto no Orçamento de 92

DA REPORTAGEM LOCAL E

O ex-ministro da Economia Marcílio Marques Moreira e o ex-secretário de Orçamento do governo Collor, Pedro Parente, confirmaram à CPI do Orçamento que o Executivo incorporou propostas de liberação de recursos de parlamentares ao projeto orçamentário de 92 antes dele ser enviado ao Congresso. A negociação foi coordenada pelo economista José Carlos Alves dos Santos, que denunciou a existência de um esquema de corrupção na Comissão de Orçamento.
Parente enviou fax ao deputado Sigmaringa Seixas (PSDB-DF), integrante da CPI. No fax, Parente afirma que em agosto de 1991 foi procurado por José Carlos, que lhe fez a seguinte proposta: o Executivo incluiria no Orçamento os projetos indicados pelo economista e em troca o Congresso se comprometeria a fazer poucas mudanças na proposta do governo. Parente afirma que fez a negociação para evitar prejuízos ao plano econômico de Collor.
O ex-ministro Marcílio Marques Moreira confirmou as declarações de Parente à CPI. Marcílio telefonou para o presidente da comissão, senador Jarbas Passarinho (PPR-PA), afirmando que o governo cedeu 1,5% do valor do Orçamento de 92 para que o Congresso nzesse muitas alterações na proposta orçamentária.
O ex-ministro afirmou que a nomeação de José Carlos para o Departamento de Orçamento da União era de responsabilidade do presidente Collor. Para Passarinho, o fato não envolve o ex-presidente nas denúncias de irregularidades no Orçamento.
José Carlos Alves dos Santos deve depor novamente à CPI esta semana. Ele será ouvido por uma comissão de dois parlamentares na Polícia Federal, onde está preso. A conversa será gravada. A iniciativa do depoimento partiu do próprio Santos que, em carta a Passarinho, se colocou à disposição para prestar novos esclarecimentos sobre subvenções sociais.

Texto Anterior: Polícia pára carro com FHC por excesso de velocidade
Próximo Texto: Britto e ministro da Fazenda selam acordo para disputar Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.