São Paulo, segunda-feira, 3 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Tirar animais das ruas exige cuidados

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você está querendo ser realmente legal com os bichos, é bom que você fique atento a algumas coisas. No caso dos animais abandonados, é preciso tomar cuidado ao adotá-los, segundo Marco Antônio Carneiro, veterinário da WSPA. Lembre-se que esses animais, por não serem tratados, podem transmitir sérias doenças.
A primeira coisa que você deve fazer depois de adotar seu bicho é levá-lo ao veterinário. Antes disso, evite contatos físicos com ele. As principais doenças transmitidas pelos animais de rua são a raiva e a sarna (doença de pele). Além disso, o bicho pode ter pulgas ou piolhos. As verminoses também são comuns entre os animais e podem ser transmitidas para o ser humano.
No caso de animais selvagens, o cuidado deve ser ainda maior. Lembre-se que criar animais selvagens dentro de casa é proibido, além de não ser bom para o bicho. Criar uma jaguatirica em casa, por exemplo, pode ser tentador, mas não é uma atitude correta. Se você encontrar um animal desses, encaminhe-o para o zoológico.
Também não compre animais silvestres que são vendidos na rua. Esses animais geralmente são doentes e foram tirados ilegalmete e de forma cruel de seu habitat natural. Marco Antônio Ciampi, representante no país da WSPA, conta que um mico, por exemplo, só é capturado se sua mãe foi morta. "Senão ela não permitiria", diz ele.
Denunciar casos de crueldade contra animais também é uma forma de ajudá-los. se você vir algum animal da fauna brasileira sendo utilizado para fins lucrativos, denuncie. Isso é proibido por lei. (Antonina Lemos)

Texto Anterior: Protetores denunciam maus-tratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.