São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria expôs com Mondrian

DA REPORTAGEM LOCAL

A mais mitológica exposição de Maria Martins aconteceu em 1943. Ela dividiu a Valentine Gallery de Nova York com Mondrian. Foi ali, ao lado de esculturas de Maria inspiradas em lendas da Amazônia ("Yara", "Boiuna") e influenciadas pelo surrealismo, que Mondrian mostrou uma das telas que viraria cartão-postal de sua obra: "Broadway Boogie Woogie". Foi o último trabalho que Mondrian finalizou, antes de morrer em 1944.
Nelson Aguilar, curador da Bienal, tem planos de expor a tela ao lado de esculturas de Maria numa sala especial este ano.
Maria comprou a "Broadway Boogie Woogie" por US$ 800, como contou ao marchand Jean Boghici, 65, e doou-a ao Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. O preço equivale hoje a US$ 6.981,20.
Maria teria feito uma exigência: queria que a tela fosse exposta enquanto Mondrian vivesse. O museu titubeou. Maria conversou com Nelson Rockfeller, presidente do MoMA à época e seu amigo, e a exigência foi aceita.
Não dá para se saber se a doação é fato ou lenda. A doação foi anônima, segundo o MoMA. O fato é que o nome de Maria aparece numa placa de bronze no MoMA, ao lado de outros incentivadores do museu. (MCC)

Texto Anterior: Duchamp teve uma musa brasileira
Próximo Texto: A OBRA SEGUNDO OCTAVIO PAZ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.