São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software quer ser uma enciclopédia do cinema

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O programa "Cinemania" é uma espécie de abismo. Existem, para começar, os quase 20 mil verbetes do "Video and TV Movie Guild" de Leonard Maltin. Até aí nada de mais: nesse aspecto, o CD-ROM apenas reproduz o livro, com o inconveniente de que é mais difícil ligar o computador do que abrir o volume.
É a partir daí que o programa justifica seu título. Se você pega o verbete "Casablanca", por exemplo, uma faixa sobre alguns nomes envolvidos na produção do filme remete a suas biografias. Lendo as biografias, pode-se buscar outros trabalhos de suas filmografias e, com um simples toque no mouse, acessá-los.
O cruzamento de informações que "Cinemania" começa a proporcionar a partir daí é quase infinito: há fotos de filmes e atores, trechos de músicas, alentados dossiês críticos sobre atores, técnicos e diretores.
Dá para aperfeiçoar muito, ainda. Como o eixo do programa são os verbetes de Maltin (necessariamente breves), uma série de aspectos terminam subestimados, como as companhias produtoras, os produtores, os gêneros.
Irregularidade
Se a informação contém já é o bastante para o cinéfilo se afundar horas a fio no computador, há de se assinalar a irregularidade das informações. A verbetes precisos e desenvolvidos, sucedem-se outros demasiado vagos. Também pode-se desejar que, em edições posteriores, trabalhe-se com fichas técnicas mais completas e de maneira menos seletiva (o seletivo implica com frequência imposição de um gosto, o que é inevitável).
Quando isso acontecer, "Cinemania" vai adquirir o status que parece aspirar e do qual não está assim tão distante: o de uma enciclopédia de cinema em forma de manual instantâneo.

Texto Anterior: Programas transformam análise em brinquedo
Próximo Texto: Conheça as pechinchas em soft para Mac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.