São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como explorar imagens das férias

ANA MARIA GUARIGLIA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Janeiro é tempo de férias, passeios e diversão e um dos aspectos mais agradáveis da viagem é o turismo, com a oportunidade de descobrir lugares, pessoas e as mais diferentes situações para fotografar. Mas, para obter bons resultados, é necessário atenção no tratamento dos temas, para dar a eles um toque pessoal no enquadramento, nos ângulos e até no uso do flash.
O primeiro passo é escolher filmes de média sensibilidade, como os de ISO 100 e 200, que servem para a maioria das tomadas internas e externas. Para tomadas noturnas, opte pelos de ISO 400. Para evitar imagens com pouca definição e iluminação "dura", com sombras acentuadas, não fotografe sob o sol do meio-dia. Os registros de contorno suave e com contraste equilibrado são conseguidos nos horários da manhã e da tarde.
Em vez de registrar uma paisagem geral numa única foto, que, normalmente evidencia apenas a textura do cenário sem identificá-lo de forma correta, é aconselhável fotografar detalhes, como monumentos, símbolos, pessoas, flores, objetos etc.
Esse tipo de foto atrai por sua concepção e proporciona maior visualização do local visitado. Focalize o centro de atenção da cena, modificando os ângulos da câmera, usando-a no sentido horizontal, vertical e até obliquamente. Dessa forma, as imagens ganham força e são modeladas de acordo com seu ponto de vista.
Fotografe também os surfistas, utilizando uma câmera à prova d'água. Os modelos descartáveis oferecem bons resultados. Nas tomadas na contraluz, não deixe de recorrer ao flash embutido da máquina ou um sobressalente, para preencher as sombras e iluminar os detalhes.
O flash é um acessório útil e pode ser utilizado na maioria das fotos externas. Sua luz uniforme reaviva as cores e salienta o assunto principal da fotografia.
Clic em jogo
"Dê um clic no futebol" é o tema do concurso Fuji, patrocinadora oficial da Copa 94. Para participar, vale fotografar estádios, jogadores, torcidas, bandeiras e tudo que lembre o futebol.
O concurso vai até maio e escolhe, todo mês, dez melhores fotografias. No último mês serão escolhidas as cinco melhores fotos entre as selecionadas.
Para participar é preciso comprar um filme Fuji, enviar as fotos nos tamanhos 9x12, 10x15 para a caixa postal 19.098, CEP 04599-970 junto com a embalagem do filme.

Texto Anterior: Demônios e Batman são desafio em PCs e Amiga
Próximo Texto: Conservação exige cuidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.