São Paulo, quarta-feira, 5 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca ataca Bush e Reagan sobre testes

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo Clinton está acusando seus predecessores (Reagan e Bush) de terem ignorado as primeiras revelações, em 1986, de que os EUA haviam feito testes com radiação em pessoas que serviram de cobaias involuntárias. Clinton prometeu apurar e revalar todos os detalhes desses experimentos da época da Guerra Fria.
Mark Gearan, diretor de comunicação da Casa Branca, disse que os ex- presidentes Ronald Reagan e George Bush não deram "nenhum auxílio" ao trabalho do deputado Ed Markey, do Partido Democrata (de Clinton), que há oito anos afirmou que essas experiências haviam ocorrido.
Markey disse ontem acreditar que o número de pessoas que entre 1948 e 1959 receberam doses de plutônio sem serem informadas é "muito superior" aos "pelo menos 600" já reconhecidos pelo governo. Os testes, na maioria, usaram prisioneiros, deficientes mentais, mulheres pobres e doentes terminais. Foram feitos sob a justificativa de que ajudariam a conhecer melhor os efeitos da radiação sobre o corpo. (CELS)

Texto Anterior: Cresce pressão para investigar Clinton
Próximo Texto: Lei do silêncio combate alarmes de automóveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.