São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita retém 300 mil declarações do IR

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de 300 mil declarações do Imposto de Renda da pessoa física apresentadas em 1993 –relativas ao ano-base de 1992– estão pendentes na malha fina da Receita Federal. Esses contribuintes serão chamados a prestar esclarecimentos ao Fisco até março, quando deverá ser liberado o último lote de restituições. Quem tentar burlar a lei pagará multas.
Já as 300 mil declarações pendentes na malha fina contêm problemas que exigem uma análise mais detalhada por parte da Receita e a presença do contribuinte para a comprovação dos dados. Pompeu de Campos explicou que 132 mil declarações estão retidas porque há divergência nos valores informados pela fonte pagadora e pelo declarante acerca do valor do IR pago na fonte. Outras 74 mil precisam checagem dos dados.
Existem 50 mil contribuintes que apresentaram mais de uma declaração para o mesmo CPF. Houve erro de preenchimento em 35 mil declarações. As 9 mil declarações restantes caíram na malha fina por outros motivos. Os casos mais comuns para pagar menos IR ou receber uma restituição maior é o abatimento indevido de despesas médicas e com educação, disse Campos.

Texto Anterior: Mercado projeta inflação inferior a 40%
Próximo Texto: Blitz arrecada CR$ 492 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.