São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as melhores datas durante este ano

DA REDAÇÃO

Na escolha da melhor data para depositar na poupança é preciso cruzar duas informações: quanto deve ser o rendimento projetado e em qual dia da semana cai o "aniversário" da conta.
O rendimento depende da variação da TR (Taxa Referencial de Juros), que é divulgada diariamente pelo Banco Central. O cálculo para a poupança começa com a TR do dia do "aniversário" em um mês até o dia anterior do "aniversário" do mês seguinte. Quanto mais dias úteis existem entre uma data e outra, maior é o rendimento.
Mas contas que têm mais dias úteis normalmente acabam "caindo" em finais de semana ou feriados, limitando sua movimentação. Nesses casos, os depósitos devem ser feitos no dia útil imediatamente anterior. Já os saques devem esperar o "aniversário" da conta e serem realizados no primeiro dia útil posterior, para não perder o crédito da TR mais os juros de 0,5% ao mês.
A Folha fez uma simulação de quais devem ser os melhores dias para movimentar a poupança em 94. Ela se baseou em uma TR fixa para todos os meses e considerou apenas os feriados bancários já definidos pela Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos). Eles são 11, sem considerar a eleição presidencial em dois turnos.
A data que promete o melhor rendimento entre janeiro deste ano e de 95, é o dia 3, com ganho real (acima da TR) estimado em 8,27%. Só que o "aniversário da conta cai em sábados, domingos ou feriados em 5 dos 12 meses. A segunda melhor data é o dia 4 (8,1% de rendimento, mas três dias sem movimentar). A seguir vêm os dias 5, 6, 7, 10 e 11.
Os menores rendimentos são previstos para os dias 22 e 23 (4,23% reais). A data que permitirá a maior movimentação é o dia 28. A menor movimentação será de contas no dia 2.
Vale lembra que nas datas de 29, 30 e 31 a conta é creditada como do dia 1.º. Aos domingos, no caderno Finanças é publicado um quadro com as projeções de rendimento.

Texto Anterior: Aumenta procura pela poupança
Próximo Texto: Elogio de banqueiro; Visão diferente; No topo; Na competição; Faturando alto; Recuo tático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.