São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo anuncia saída da rede Telemontecarlo

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

A Globopar (Globo Participações Ltda.) divulgou ontem uma nota anunciando oficialmente a venda total da participação do grupo Globo na rede italiana Telemontecarlo, que era de 49%. O valor do negócio não foi revelado.
Segundo a nota, a decisão foi tomada em função de diversos fatores, como a recessão européia e italiana, a queda da lira em 50% em relação ao dólar e as dificuldades do grupo Ferruzzi, que controla a Telemontecarlo com 51% de participação.
A Globopar afirmou que os resultados de 1993 não foram satisfatórios, com audiência média de 2,5% e queda na receita de publicidade de 140 bilhões de liras, em 92, para 80 bilhões em 93.
A nota diz ainda que "diante da permanência do cenário político e econômico italiano, da pesada concorrência exercida pelo próprio governo através da RAI (que apresenta enormes prejuízos subsidiados pelo Tesouro) e da falta de perspectiva quanto à obtenção de resultados favoráveis no curto prazo", o Grupo Globo resolveu deixar a Telemontecarlo.
Investimentos
Segundo a Globopar, os investimentos do grupo serão agora concentrados no Centro de Produção de Televisão em Jacarepaguá e no desenvolvimento da televisão por assinatura no Brasil.
Na Europa, a participação ficará restrita à SIC, primeira rede de TV privada de Portugal, que representa "cerca de 25% do mercado, em termos de audiência e faturamento".

Texto Anterior: Exportação ignorante
Próximo Texto: Porto de Santos prevê recorde de exportação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.