São Paulo, sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC francês fica independente

FERNANDA SCALZO

Seguindo o exemplo da Alemanha com o Bundesbank, o governo francês tornou independente o Banco da França. Um conselho de nove membros, presidido por Jean-Claude Trichet (que já era presidente do Banco da França), vai definir a política monetária do banco e tem como principal missão garantir a estabilidade dos preços. O Conselho da Política Monetária do Banco da França passa a atuar a partir de hoje.
Pela lei promulgada anteontem, que determina a independência do Banco da França, ele "não pode solicitar nem aceitar instruções do governo". Todos os países da União Européia devem promover até 1999, quando está prevista a entrada em vigor da moeda única, a independência dos bancos, seguindo uma exigência do governo alemão à época da assinatura do Tratado de Maastricht.
A independência dos bancos evita que os governos joguem com a política monetária como forma de resolver problemas econômicos, como o desemprego ou o consumo, e assegura um mercado estável a longo prazo. Quando a moeda única européia estiver em vigor, o Banco da França passa a ser subordinado ao Banco Central Europeu.(Fernanda Scalzo)

Texto Anterior: EUA decidem reduzir importações da China
Próximo Texto: Falência ameaça grupo MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.