São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compor era a maior diversão

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

Foi também pensando em Alda que Lalá escreveu a letra de "Dançando Com Lágrimas nos Olhos", versão da valsa norte-americana "Dancing With Tears in My Eyes", gravada por Francisco Alves. Fazer versões, fossem de valsa, fox ou tango, era uma de suas maiores diversões musicais. Talvez a maior, acredita-se, depois dos sambas e das marchinhas de carnaval, gênero em que se fez rei, coroando-se nos anos 30 com "O Teu Cabelo Não Nega", "História do Brasil", "Linda Morena" e tantas outras obras-primas.
Se Noel Rosa foi o nosso Cole Porter, coube a Lalá emular nos trópicos o prolífico e versátil Irving Berlin. Para quase tudo fez música. Para anúncios de sabonete, para a seleção brasileira na Copa de 1950 –até dois foxes à Miss Brasil de 1929, Olga Bergamini de Sá ele dedicou. Compunha a sério e de molecagem, não resistia a uma paródia nem a uma sátira, e muito menos à tentação de melhorar música alheia, de que é exemplo clássico a letra de "No Rancho Fundo", samba-canção de Ary Barroso cujos versos originais (de J. Carlos) eram um pavor.
Quantas composições deixou? Já perderam a conta. Volta e meia, descobrem alguma inédita. Só nos arquivos de Paulo Tapajós encontraram, poucas semanas atrás, as seguintes: "Eu Sou Triste", "Amar Sem Ser Amado", "Recordações Daquela Noite", "As Três Meninas do Barulho", "Eu Gosto de Te Ver Chorar", "Menina dos Olhos Castanhos", "Três Tostões de Felicidade" e "Se Eu Fosse Uma Vitrola, Você Seria o Meu Disco", delicioso fox-canção que Lalá fez em parceria com Tapajós na década de 30 (veja letra à pág. 5-4). (Sérgio Augusto)

Texto Anterior: PRAIA
Próximo Texto: Concreto; Vassoura; Mamão com mel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.