São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varejo

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A investigação vai chegando ao fim, mas os crimes dos políticos parecem não ter fim. É o caso da "explosão do esquema Roriz", na expressão do Jornal Bandeirantes. É gigantesco, mas não deve ter destino diferente do cartel da Odebrecht. Perto de fechar as portas, a CPI do Orçamento não quer saber de revelar ou punir pesos pesados.
O empresário Ricardo Semler, no Opinião Nacional, adiantou a opinião geral sobre uma CPI que se esforça para fechar antes da hora:
"A corrupção no atacado, no Brasil, sempre foi e continua igual. Não está acontecendo absolutamente nada. Pegam o varejinho, o bandidinho, o cara que leva dinheiro para casa, o cara que põe documento no banheiro, o pessoal amador. O pessoal profissional lida em Liechtenstein, Luxemburgo. Tudo é lá fora e não aparece dinheiro nenhum."
Para quem não lembra, o pedido de abertura das contas nos paraísos fiscais europeus segue na gaveta do presidente da CPI do Orçamento.
"Eu estou achando chato", acrescentou Ricardo Semler, "porque as pessoas ficam com a impressão de que vai acontecer alguma coisa, de que vão prender. Não vai acontecer nada. Vão prender meia dúzia de gatos pingados, de QI pequeno, anões intelectuais. Pegam esse pessoal e põem fora, mas o pessoal grande não é afetado. Estão tranquilos."
Manobras
"O ex-ministro Ricardo Fiuza denuncia: estão fazendo manobras contra ele na CPI do Orçamento." A quarta manchete do Jornal Bandeirantes, apresentada com a seriedade possível pelo âncora, mais parece uma piada. O herdeiro de João Alves não gostou de seu novo relator. Que não é do PFL, nem de Pernambuco, nem foi seu advogado.
Carniceiros

Texto Anterior: FHC diminui retenção de verbas estaduais
Próximo Texto: Itamar pede explicação sobre o anúncio do reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.