São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista confirma denúncia contra o PT

DA FOLHA ABCD

O motorista desempregado Aparecido Peres Ruis, ex-funcionário do Sindicato dos Condutores Rodoviários do ABC afirmou ontem que percorreu 253 cidades dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul durante campanhas eleitorais do PT. Ele era o condutor do caminhão de som chamado "Gabriela Eletrônica". A afirmação confirma denúncia feita pelo sindicalista Oswaldo Cruz Júnior, assassinado na semana passada.
A maioria das cidades foi percorrida durante a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1989. "Lula sabia exatamente a quem pertenciam os carros de som usados em sua campanha. Tinha consciência disso e nunca fez questão de esconder o fato", disse Ruis.
Segundo ele, a "Gabriela" era requisitada pelos diretórios do PT de várias cidades. "Tenho cópias de diversos ofícios dos diretórios solicitando a presença do carro de som. Os ofícios tinham as assinaturas dos presidentes", disse o motorista.
Ruis afirmou também que o carro foi usado nas campanhas petistas de Plínio de Arruda Sampaio para o governo paulista em 90, de Celso Daniel para a Prefeitura de Santo André em 88, de Djalma Bom à Prefeitura de São Bernardo em 92, de José Ciccote à Prefeitura de Santo André em 92 e do deputado federal Aloizio Mercadante em 90.
Ele declarou que a permissão para a utilização da "Gabriela" era dada pela diretoria do sindicato após várias reuniões. "No interior do Estado o carro de som fez campanhas para candidatos do PMDB e do PSDB sem autorização do então presidente Oswaldo Cruz Júnior. Alguns diretores me dispensaram do serviço e diziam que iam levar o caminhão para festas na periferia das cidades", disse.
Entre os documentos que Ruis possui estão ofícios assinados por Luiz Turco, presidente do PT de Santo André em 92, e Humberto Domingues, presidente do PT de São Bernardo em 92.
Além dos documentos, Ruis disse que tem em seu poder cinco fitas de videocassete mostrando comícios de candidatos petistas pelo interior do Estado de São Paulo utilizando a "Gabriela". Em uma das fitas, Lula apareceria em um comício em São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo) durante sua campanha presidencial em 89.
Segundo Ruis, uma outra fita mostra trechos de oito comícios realizados em Santo André, durante a campanha de José Cicote à prefeitura daquela cidade em 92. Nesses comícios aparecem, além de Cicote, o deputado Aloízio Mercadante e diversos candidatos à Câmara de Santo André, além do próprio Lula. As fitas ainda têm trechos de comícios nas cidades de Jandira (32 km oeste de São Paulo), Praia Grande e São Vicente (no litoral paulista).
Ruis afirmou que apresentará essas fitas somente quando a Justiça solicitar ou quando Clodovil de Carvalho, irmão de Oswaldo Cruz Júnior, julgar conveniente a divulgação desse material.

Texto Anterior: Missão vem analisar contas públicas de 93
Próximo Texto: Partido nega crime eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.