São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

PSB apoiará PT; Bisol pode ser vice de Lula

RAQUEL ULHÔA; DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSB do ex-governador de Pernambuco, deputado Miguel Arraes, vai apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do PT, à Presidência da República. A aliança foi formalizada ontem por Arraes e Lula, em Brasília. O apoio do PSB abre caminho para que o senador José Paulo Bisol (PSB-RS) seja novamente o candidato a vice-presidente na chapa de Lula, como nas eleições de 89.
Segundo a Folha apurou, o senador admite a candidatura, se o vice-presidente ganhar uma nova atribuição: a de coordenar uma comissão encarregada de apurar irregularidades administrativas do governo. O apoio formal depende da aprovação dos diretórios regionais do PT e PSB. As executivas dos dois partidos vão reunir-se em Brasília, ainda este mês, para aprovar a aliança.
Miguel Arraes vai tentar agora convencer o governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a participar da "frente popular" de apoio a Lula. A aliança com o PDT é difícil, por causa da "disposição do governador Brizola em sair candidato e porque o partido demonstra certa repulsa ao PT", segundo Lula. Mas Arraes vai insistir. "Vou argumentar com o Brizola que devemos ressalvar nossas responsabilidades nesse processo e unir as forças populares para eleger o futuro presidente", disse à Folha.
Técnicos do PSB vão participar da elaboração do programa de governo de Lula, assim que a aliança for aprovada pelos diretórios. Lula e Arraes discutirão as futuras coligações partidárias e, dependendo delas, a formação da chapa que concorrerá à presidência. Lula desistiu de buscar o apoio do PSDB para o primeiro turno das eleições. Os próximos partidos que Lula vai procurar serão PC do B e PPS. (Raquel Ulhôa e Denise Madueño)

Texto Anterior: Promotores terão que deixar governo Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.