São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região Sul registra temperatura mínima de -2,4 graus e geada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS E PORTO ALEGRE

O frio aumentou ontem em Santa Catarina, que registrou temperatura mínima de 4,8 ºC em Videira (523 km a oeste de Florianópolis). São Joaquim, no Planalto Serrano, teve formação de geada, com temperatura ambiente mínima de 5,8 ºC e negativa, de -2,4 ºC, à relva.
Segundo o técnico Homero Haymussi, 46, responsável pelo setor de Meteorologia da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia), com exceção do litoral e extremo oeste, as demais cidades em que a temperatura é medida registraram frio abaixo de 9 ºC –foi o caso de Ituporanga (8,8 ºC) e Fraiburgo (7,3 ºC). A Epagri verifica a temperatura em 20 cidades.
Mesmo no litoral, em pleno verão, a temperatura também caiu. Itajaí (98 km de Florianópolis) registrou 15 ºC. Em Florianópolis, a mínima foi de 16 ºC.
Tanto frio vem sendo causado por uma massa de alta pressão polar, que chegou ao Brasil na última segunda-feira, segundo o técnico Haymussi. A Epagri não tem dados sobre o frio ocorrido no Estado em verões anteriores. Mas informou que, em publicação do Instituto Nacional de Meteorologia, há registro de mínima de 1,4 ºC, em dezembro de 1971.
O Rio Grande do Sul voltou a registrar ontem temperaturas baixas. A mínima no Estado ocorreu em Bom Jesus (222 km ao norte de Porto Alegre), com 5,8 ºC. Em Porto Alegre, a mínima ontem foi 13 ºC.

Texto Anterior: Mocidade vai mostrar funkeiros na avenida
Próximo Texto: Ibirapuera ganha academia de ginástica durante o verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.