São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Apple aposta em produtos híbridos e corre atrás de novos mercados

ANA LUIZA NASCIMENTO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A Apple começa 1994 lançando no mercado sua primeira televisão. Com uma vantagem: esse aparelho também é um computador. Ou será o contrário? De qualquer maneira, você compra um e leva dois. O Mac TV permite que continuar trabalhando no seu relatório e dar uma olhada no final do campeonato mundial, bastando apenas apertar uma tecla no micro.
O design é muito elegante, todo preto (incluindo cabos, teclado e mouse), com uma televisão colorida Trinitron de 14 polegadas dentro da mesma caixa usada para o monitor. Já vem pronto para ser conectado na televisão a cabo, VCR ou qualquer outro equipamento de vídeo.
O computador, de 33 MHz, que usa o microprocessador 68.030, tem um barramento de 32 bits e vem em apenas uma configuração: 5 Mbytes de RAM, um disco rígido de 160 Mbytes e o drive interno de CD-ROM Apple CD 300i.
Na verdade, você pode assistir programas de televisão enquanto o computador calcula os novos índices na sua tabela de preços ou os dados de um gráfico mais complicado. Se preferir, os dois alto-falantes estereofônicos na base do computador permitem que você ouça a televisão ou um CD, mesmo enquanto você trabalha.
O Mac TV foi planejado para ser usado por toda família e vem até com um código que protege o acesso à televisão. Portanto, as crianças vão ter que terminar os deveres de casa antes de ver "TV Colosso". Já os adultos podem matar seu tempo deitados no sofá, passeando pelos canais de televisão com o controle remoto que funciona também com os CD de música.
A Apple está inicialmente colocando seu novo híbrido eletrônico em apenas 250 lojas em todo os EUA. Eles estão apostando nas lojas eletrônicas especializadas em novidades para os viciados em tecnologia. Mas também vão oferecer seu novo produto nos circuitos universitários, onde os estudantes podem comprar o aparelho e economizar no bolso e no espaço apertado de seus dormitórios.
Para tornar o pacote mais atraente, a Apple vai incluir o programa "ClarisWorks 2.0" e sete títulos em CD-ROM, que vão do "Kodak Photo CD Sampler" até a enciclopédia "Grolier's Multimedia". Segundo o catálogo da Apple, tudo isso custa US$ 2.079. O preço deve cair abaixo dos US$ 2.000 quando o computador entrar no mercado.
O Mac TV representa uma linha de produtos que a Apple está tentando desenvolver em períodos mais curtos, tendo em vista consumidores que não sejam especialistas em computadores. A companhia está testando as águas dessa nova tendência de misturar computadores, vídeo e televisão trazida ao mercado pela fibra óptica. Até 1995, os Estados Unidos correm o risco de ter 500 canais de televisão à disposição de cada um dos seus telespectadores. A consequência dessa expansão de serviço em um mercado que já atinge os bilhões de dólares não pode ser ignorada pela Apple, que enfrenta uma reestruturação interna e de mercado. O grande desafio para a companhia é ser capaz de produzir e vender esses produtos em larga escala a curto prazo. Aguardem o próximo lançamento.

Excepcionalmente, Marina Moraes não escreve nesta coluna esta semana.

Próximo Texto: Chega ao país novo CAD da Autodesk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.