São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira destaca novo chip

EDUARDO CARVALHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A MacWorld da semana passada, em San Francisco, pode ser resumida em quatro palavras: multimídia, Newton, PowerPC e "cross-platform". Isto é, produtos que podem ser usados em Macintosh assim como em PC e outros sistemas.
Para o Newton estão disponíveis dezenas de aplicações que vão desde emuladores de terminal para conexão com serviços como a CompuServe, até sistemas de análise financeira, passando por sistemas para apresentações, calculadoras científicas e financeiras e sofisticados sistemas de agendas.
Com as facilidades oferecidas pelas tecnologias AV, surgiram os mais variados programas para criação de sistemas multimídia, e mesmo programas de processamento de texto ou bancos de dados passam a incluir recursos multimídia.
A estrela do show, no entanto, foi o PowerPC. Ainda no primeiro semestre deste ano serão lançados os primeiros modelos de Macintosh que utilizam o novo chip RISC, que oferece uma performance equivalente às estações de trabalho Unix. Duas demonstrações impressionantes: o "Mathematica", um programa para quem faz cálculos complexos (engenheiros, cientistas, analistas financeiros etc.), está entre oito a dez vezes mais rápido no PowerPC do que no Quadra 950. O "SoftWindows", um programa que faz a emulação por software de "MS-DOS" e "Windows" em qualquer Macintosh, opera o "Windows" com a mesma performance que um 486SX, o que o torna uma alternativa viável para quem precisa dos dois ambientes.
Nessa linha, a Microsoft estava apresentando o "FoxPro" para Macintosh, 100% compatível com a versão para "Windows". Com isso é trivial portar para Macintosh todos os programas desenvolvidos em "dBase", "Clipper" e "FoxPro", acabando com a falta de programas administrativos que complicava a vida de muitos usuários.

Texto Anterior: Newton ganha 'enxurrada' de programas
Próximo Texto: Comunicador Tandy está no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.