São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Office boys se inspiram em Joe di Maggio

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Na tentativa de desvendar um mistério que vem tirando o sono de teóricos behaviouristas, realizei uma pesquisa entre office boys da Folha, frequentadores da boate Ursa Maior e rebentos de amigos.
Mas, apesar de ter consultado um universo de seres intimamente ligados à questão, não consegui resposta para a seguinte pergunta: por que cargas d'água adolescentes do mundo todo estão usando bonés virados de trás para frente?
Confesso que, a despeito de minhas longas tranças brancas, sou proprietária de um boné do time de beisebol New York Yankees (US$ 9,00). Trata-se daquele boné azul que traz intercaladas as letras N e Y. Pensei cá com meus colchetes: já que o negócio é usar boné, melhor optar por um modelo clássico.
Bonés de times de basquete –como o modelo em laranja e roxo dos Lakers– podem ser muito atraentes, mas carecem de tradição. Afinal, não se usa boné para jogar basquete.
Esse tipo de chapéu surgiu no início do século, quando jogadores de beisebol ainda não dispunham de casquetes de kevlar para proteger a visão do sol em jogadas em que a bola sobe às alturas.
Nos anos 50, o boné azul ficou mundialmente famoso por obra de Joe di Maggio, que o usava também fora do campo em aparições públicas ao lado da mulher, Marilyn Monroe.
Mais tarde, na década de 80, o boné dos yankees tornou-se marca registrada do detetive Magnum, personagem do seriado homônimo estrelado por Tom Selleck.
Entre as opiniões que colhi sobre a "inversão" do boné, cito três: Monica Figueiredo, diretora da revista "Capricho", acha que a mania surgiu por acaso. "Um grunge qualquer acordou com a pá virada, pôs o boné ao contrário e fez história", diz ela. Rodrigo Leão, líder da banda Professor Antena, tem outra explicação: "A moda nasceu dos skatistas, que usam boné para prender o cabelo". O contínuo da Folha Rogério Cassimiro usa boné ao contrário porque "é mais bonito".
Não sei, não. Tentei inverter meu boné e acabei desistindo. A aba bate na nuca e incomoda. Mas o modismo tem ao menos uma utilidade. Com o sol nas costas, é uma boa maneira de economizar Sundown.

Texto Anterior: Alda Marcoantônio faz pedido de demissão; Viúva culpa Wellcome por morte por AZT; Decon prende quadrilha que vendia erva 'diet'
Próximo Texto: Irmã da Cinderela; Para cucaracho ver; Sinal dos tempos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.