São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura ganha medalha de ouro em NY

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Cultura acaba de ganhar mais um prêmio internacional. A série de vinhetas "Lucas e Juquinha - Perigo! Perigo! Perigo!", que a emissora exibe diariamente, abocanhou ontem uma medalha de ouro no 36.º Festival de Nova York. São cinco esquetes de 60 segundos cada um. Todos tratam do mesmo assunto –a prevenção de acidentes domésticos com crianças– e concorreram na categoria "produções educacionais".
O paulistano Cao Hamburguer assina a direção das vinhetas. Em novembro de 93, o mesmo "Lucas e Juquinha" recebeu uma menção honrosa no 20.º Prêmio Japão de Programas Educativos.
Outra emissora brasileira também levou uma medalha na competição de Nova York. É a RBS, de Porto Alegre, que ganhou bronze com o documentário "Estâncias Gaúchas". O programa –do diretor Claudinho Pereira– tem 45 minutos e disputou na categoria "produções culturais". A RBS o transmitiu em 92.
Mais de 35 países, incluindo Estados Unidos e Japão, participaram do 36.º festival nova-iorquino. Os 1.856 programas de televisão inscritos concorreram em aproximadamente 60 categorias. Cada uma distribuiu três medalhas: ouro, prata e bronze. A direção do festival elegeu, ainda, os cinco melhores programas entre todos os concorrentes (sem levar em conta a categoria). Tais produções receberam o "Grand Award", prêmio máximo da competição. A rede norte-americana ABC conquistou dois. Os outros ficaram para a Young & Rubicam (de Buenos Aires), a F.O.R.T.A. (da Espanha) e a GPN (de Nebraska, EUA).
Por enquanto, o Brasil só arrebanhou um "Grand Award". Foi em 89, com "Antonio Brasileiro", musical da Globo. Um ano depois, o programa infantil "Rá-Tim-Bum", da Cultura, levou uma medalha de ouro.

Texto Anterior: O que o destino dá ele mesmo toma
Próximo Texto: TECNOLOGIA; TAPIÈS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.