São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce preferência por novato em política

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A sucessão, na TV, de políticos tarimbados, desafiando a lógica e a paciência da platéia ao tentar explicar a origem de suas fortunas, pode estar fornecendo um subproduto ao comportamento do eleitorado. O fato é que caiu, nesta pesquisa, o índice de entrevistados que preferem um candidato experiente na política –64%, contra 72% na consulta anterior.
A opção pelo político experiente ainda é maioria absoluta, mas cresceu o índice daqueles que preferem um novato –29% agora, contra 20% antes. Foi o papel assumido por Fernando Collor na campanha de 1989, segundo uma estratégia traçada em cima de pesquisas de opinião da época.
Sintomaticamente, o maior índice de preferência por um novato hoje está entre os que declararam que pretendem votar branco, nulo, ou simplesmente não têm candidato (38%). Esse grupo, pelo raciocínio inverso, também mostra o menor índice de preferência pelos experientes (49%).
Regiões
A região Nordeste concentra o maior apoio ao político experimentado (68%), enquanto o Sul tem o maior índice dado ao novato (35%).
Na região Sudeste do país, o índice dos entrevistados que preferem um neófito na política é de 29%, contra 63% de adeptos do veterano.
Candidatos
São os eleitores que declaram sua intenção de votar em Antônio Carlos Magalhães para presidente os mais favoráveis a um político experiente (76%). A seguir vêm os eleitores de José Sarney (72%), e em terceiro os de Paulo Maluf (70%).
Entre os eleitores do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, 65% preferem alguém com experiência política.
Os eleitores de Lula e de Leonel Brizola empatam em 64% na preferência por um candidato experiente. É o menor índice entre os presidenciáveis apontados.
Os que mais pendem para os novatos são os eleitores de Brizola (33%), Lula (29%) e Fernando Henrique Cardoso (28%).
Os que menos se inclinam para um candidato neófito são os estrevistados que pretendem votar em Antônio Carlos Magalhãs (22%), José Sarney (23%) e Paulo Maluf (26%).
Partidos
Acompanhando essa tendência, são os simpatizantes do PDT os mais inclinados para um novato na política (33%), seguidos pelos simpatizantes do PT (30%).
Preferem um candidato a presidente com experiência política os simpatizantes do PMDB (74%), do PFL (72%) e do PSDB (71%). Marcelo Mendonça)

Texto Anterior: Maioria quer solução para economia
Próximo Texto: 71% exigem honestidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.