São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atraso tem multa e correção

Venceu na sexta-feira, dia 14, o prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto de 32%, no Estado de São Paulo. Sexta foi também o último dia para quitar a primeira parcela do imposto, para quem optou por pagá-lo em três vezes.
No próximo dia 17 de fevereiro vence o prazo para pagamento do IPVA à vista, sem desconto. No parcelamento, os próximos vencimentos são em 17 de fevereiro e 14 de março. Quem escolheu esta forma de pagamento está arcando com juros reais –acima de inflação– de 57,3% ao mês, segundo José Dutra Vieira Sobrinho, professor de matemática financeira.
Para Dutra, o acréscimo no parcelamento pode chegar a 110% ao mês. "Os juros são tão altos que o governo deveria dispensar a correção das duas últimas parcelas pela Ufesp (a unidade fiscal do Estado)", diz ele.
Perder os prazos de pagamento do IPVA também custa caro. Neste caso, é cobrada multa de 20% (sobre o valor corrigido pela Ufesp), mais juros de 1% ao mês.

Texto Anterior: Relógios também são opção
Próximo Texto: Saiba onde procurar o seu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.