São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Regimes Especiais; Não-derivados de petróleo; Frutas frescas; Incentivos regionais; Reconsideração; INSS-fiscalização

Regimes Especiais
A Prefeitura do município de São Paulo revogou todos os Regimes Especiais e autorizações que dispensavam os contribuintes enquadrados no Regime de Estimativa da escrituração de livros e emissão de documentos fiscais. Assim, a partir de 01/02/94, os referidos contribuintes ficam obrigados a cumprir as exigências legais e regulamentares relativa aos mesmos. (Fund.: port. SF 05/94)

Não-derivados de petróleo
As operações com combustíveis e lubrificantes não-derivados de petróleo, não se encontram incluídas na substituição tributária, subordinando-se, pois, às normas comuns da legislação, pelo fato de o Estado de São Paulo não ter implementado em seu regulamento a retenção antecipada para os referidos produtos. (Resp. à Consulta N.º 422/93)

Frutas frescas
Na saída interna ou interestadual de frutas frescas, exceto amêndoas, avelãs, castanhas, nozes, peras e maçãs, será aplicada a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), conforme disposto no Regulamento do ICMS-SP. Frise-se que referido benefício será aplicado por prazo indeterminado, conforme Convênio ICMS 124/93.

Incentivos regionais
As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real mensal, poderão destinar parcela do imposto devido para aplicação nos Fundos de Investimentos Regionais (Finam, Finor ou Funres). O pagamento da parcela correspondente ao incentivo será efetuado mensalmente, mas a opção só será formalizada e considerada definitiva na declaração de rendimentos da pessoa jurídica. (Fund.: IN SRF N.º 98/93)

Reconsideração
Tanto o aviso prévio concedido pelo empregado, como o concedido pelo empregador, poderá ser reconsiderado antes do término do respectivo prazo, desde que a outra parte concorde. Em ambos os casos, aceita a reconsideração, o contrato de trabalho continua a vigorar normalmente, como se o aviso prévio não tivesse sido dado ou cumprido. (Fund.: art. 489 da Consolidação das Leis Trabalhistas-CLT).

INSS-fiscalização
É assegurado à fiscalização do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) livre acesso a todas as dependências ou estabelecimentos da empresa, com vistas à verificação física dos segurados em serviço, para confronto com os registros e documentos da empresa. Observe-se que a autoridade policial prestará à fiscalização, mediante solicitação, o auxílio necessário ao regular desempenho dessa atividade. (Fund.: arts. 55 e 56 do Reg. da Organização e do Custeio da Seguridade Social).
As notas desta coluna são fornecidas pela IOB Informações Objetivas.

Texto Anterior: Commodities é a melhor opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.