São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embalado, Corinthians pega Portuguesa

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Embalado pela vitória de sexta-feira à noite sobre o Bahia (1 x 0), o Corinthians tenta hoje derrotar a Portuguesa. O time busca repetir o caminho vitorioso do São Paulo na Copa SP do ano passado.
Em 93, o São Paulo iniciou mal a competição –só passou para a segunda fase por sorteio– e, mesmo sem jogar um futebol vistoso, chegou à final. Aí, com um jogo envolvente, venceu o Corinthians, que era o favorito. O jogo terminou 4 a 3, com três gols de Jamelli, que até então não havia marcado na competição.
A situação deste ano é inversa. O Corinthians não mostrou na primeira fase o mesmo entrosamento do ano passado. Na primeira fase, o time classificou-se em segundo lugar e graças à derrota do Cruzeiro para o Atlético/GO na última rodada. O São Paulo é apontado unanimemente como o time mais forte desta Copa.
Outra semelhança entre o São Paulo de 1993 e o Corinthians de 1994 é o técnico Márcio Araújo. Alegando que não tinha mais desafios no time do Morumbi, Araújo foi para o Parque São Jorge, que havia demitido Ivan Silva –hoje técnico da Portuguesa.
Márcio Araújo tentou aplicar a filosofia do São Paulo. Na primeira fase, a equipe –uma das mais baixas e leves da competição– tentou jogar em velocidade e ofensivamente. Tropeçou contra o Juventude, um time de jogadores fortes e que joga à Mário Sérgio. "Eles fizeram umas 40 faltas na gente", reclamou Márcio Araújo, lembrando as reclamações dos técnicos que enfrentavam o Corinthians no Brasileiro de 1993.
Na seguda fase, Márcio Araújo pôs Gino no lugar do inexperiente Pedro. O time abandonou a linha "light" e se transformou em guerreiro. "Gino só não estava jogando porque não estava com total condição de jogo, mas sempre foi o titular", disse Márcio araújo, antes ainda da partida.
O time da Portuguesa, após uma boa e azarada campanha na primeira fase –empatou em primeiro lugar na Série H com o Grêmio, mas perdeu no sorteio–, tropeçou no último jogo. Contra o Vitória, perdeu de 2 a 0 e se voltar a perder estará eliminado, a não ser que o Vitória perca no outro jogo de hoje do Grupo 3.(Marcelo Damato)
CORINTHIANS
Edílson; Tupã, Hélio, André Santos e Aguinaldo; Gino, Hermes e Paulo Sérgio; Fabinho, Marques e Renato. Técnico - Márcio Araújo

PORTUGUESA
Ronaldo; Antônio Carlos, Toninho, Claudinho e Celinho; Régis, Miltinho e Zé Roberto. Gláucio, Jackson e Tardone. Técnico - Ivan Silva
Local: Pacaembu
Horário:18h
NA TV: Ao vivo, na Gazeta

Texto Anterior: Euforia corintiana amanhece mais contida
Próximo Texto: 'Tampinhas' formam time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.