São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

A questão da fome

"Tomando conhecimento do debate realizado no dia 9/12 nos auditórios da Folha sobre o tema 'O Brasil que passa fome', vimos, pela presente, trazer ao conhecimento de Va.Sa. que, há pouco mais de um ano, realizamos estudos a respeito do aproveitamento da cana-de-açúcar 'in natura' e chegamos à conclusão de que, pelos baixos investimentos requeridos para sua exploração e devido ao alto teor energético que possui, estava a merecer especial atenção de nossos governantes, visando sua inclusão como complemento da merenda escolar."
Geraldo M. Meirelles Filho e Daniel Moraes Pinto (São Paulo, SP)

Assinaturas do reitor
"Com relação à reportagem 'Corte de US$ 1,3 bi ameaça educação federal', veiculada em 8/01, pergunto: Numa fase de contenções e de esforço no controle da forma de como aplicar o dinheiro público, como é possível aceitar o que o reitor da UFRJ disse: 'só este ano já gastei US$ 2 milhões com renovação de assinaturas de revistas para a UFRJ...'? O citado reitor deve, com todo este recurso, assinar todas as revistas do mundo. E, de quebra, enviar a cada país um representante da universidade para realizar a assinatura desejada, pois é dinheiro suficiente para muita coisa. Não é hora de perguntar a –e de acompanhar– este tipo de servidor, o administrador das universidades federais, qual é a mais adequada forma de usar os recursos? Existe transparência nesses atos?"
S. Squirra (São Paulo, SP)

Em defesa de Quércia
"O grande político e líder Orestes Quércia foi vereador e prefeito de Campinas, deputado e senador por São Paulo, vice-governador e governador do principal Estado da nação. Em todos os cargos que ocupou, eleito democraticamente, por um único partido, o PMDB, sempre foi representante dos paulistas e também de inúmeros cearenses, que aqui procuraram guarida. Portanto, não posso concordar com a maneira vil e baixa que o governador do Ceará, Ciro Gomes, se dirigiu a Orestes Quércia na seção Painel de 11/01, registrando o meu protesto."
José Geraldo Botion, prefeito de Cordeirópolis (Cordeirópolis, SP)

Palavra de ministro
"O ministro de Justiça Maurício Corrêa é mais um trapalhão deste governo. A última pessoa que deveria falar sobre 'fujimorização' no país, e no entanto perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, aliás uma grande idéia para a maioria de nossos governantes."
Marcos Moreno (Varginha, MG)

Controle do álcool
"Em 1993 foram internadas no Centro de Tratamento de Queimados Infantil (CTQI) do Hospital Municipal Souza Aguiar 137 crianças gravemente queimadas. Quatro morreram. Destas, três queimaram-se brincando com álcool. A Abrapia há anos vem lutando para que o álcool –verdadeira bomba caseira– tenha o seu uso doméstico controlado. É necessário que a população conheça os riscos de manter em casa frascos de álcool. É imperioso que os meios de comunicação alertem a população e ajudem a mudar este perigoso hábito de usar o álcool para quase tudo."
Lauro Monteiro Filho, diretor-executivo da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Rio de Janeiro, RJ)

Texto Anterior: Assassinato do sindicalista;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.