São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
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Conjunto equilibrado é destaque do Calibra

DA REDAÇÃO

Calibra mostra conjunto equilibrado
Carro é muito estável e tem bom desempenho; maiores problemas estão na visibilidade e nos comandos
O Chevrolet Calibra mostrou desempenho à altura de seu design agressivo no teste realizado por Veículos. Acelerou até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em 8,9 segundos. Supera os 200 km/h, com folga.
Suas maiores virtudes são o desenho da carroceria, a aerodinâmica e o conjunto geral equilibrado. Equilíbrio que se transmite à impressão de guiá-lo. Traça curvas de qualquer raio em velocidade sem desvios ou sustos, com pouca inclinação.
O motor 2.0 de 150 cv é idêntico ao do Vectra GSi (câmbio, direção e suspensões também). Para um "dois litros", é competente demais, em parte graças à gerência eletrônica que recebe do sistema de injeção multiponto sequencial de gasolina, monitorado pelo mesmo processador digital da ignição variável.
Suas suspensões, além de estáveis, permitem boa distância livre do solo e baixo nível de ruído interno. A direção hidráulica, firme em alta, carece de precisão em manobras mais ágeis.
O sistema de freios, equipado com ABS (impede o travamento e a derrapagem das rodas em freadas bruscas), transmite segurança, embora seja lento nas respostas.
Problema mais grave no Calibra é a ergonomia (adaptação do espaço e dos comandos ao trabalho). Os comandos das janelas, faróis e travas das portas exigem atenção especial para ser acionados. O volante oculta parte do quadro de instrumentos e a visibilidade também é ruim. A traseira alta e os espelhos externos com desenho voltado mais para aspectos aerodinâmicos não ajudam muito nas manobras.
O câmbio tem cinco marchas bem escalonadas e relação de transmissão acertada. As boas marcas de retomadas mostram capacidade de acelerar mesmo na quinta, para uso em estradas. O Calibra levou 23,4 segundos para ir dos 40 km/h aos 100 km/h.
As marcas de frenagem revelam a vantagem dos discos nas quatro rodas (ventilados na dianteira). Além de não ter apresentado sintomas de fadiga durante os testes, pararam em distâncias curtas.
O consumo médio (obtido com 60% de uso urbano e 40% em estradas) de 8,2 km por litro é adequado ao modelo. (EV)

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