São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Bancos vão fornecer listas para a Receita

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Três grandes bancos –Bradesco, Itaú e Unibanco–, todos os federais e estaduais mais os privados de Minas Gerais comunicaram ontem à Receita Federal que vão fornecer as listas para devolução do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) recolhido indevidamente em 93.
O secretário da Receita, Osiris Lopes Filho, disse ontem que com a nova posição dos bancos, o descredenciamento para cobrança dos demais impostos federais deverá atingir as instituições financeiras menores. Os bancos não queriam fornecer os dados alegando quebra de sigilo bancário.
Segundo Osiris, termina amanhã o prazo para a entrega das listas –30 dias após a publicação de instrução normativa da Receita, em 20 de dezembro. Anteriormente a Receita havia divulgado que o prazo expirava hoje.
A Receita solicitou o nome dos correntistas e o valor arrecadado entre 26 de agosto e 15 de setembro de 1993 para devolver às 100 milhões de contas bancárias o total de US$ 270 milhões. Esse dinheiro –média de US$ 3 por conta– deve ser ressarcido em função de decisão preliminar da Justiça contra a cobrança do imposto. O tributo voltou a vigorar este ano depois do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), que foi favorável ao IPMF.
Os bancos que deixarem de encaminhar a lista no prazo de dez dias, a partir de amanhã, serão processados por crime de desobediência, disse ontem Osiris.

Texto Anterior: Magazine quer recurso externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.