São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria volta a crescer em novembro, segundo IBGE

A produção industrial brasileira voltou a crescer em novembro passado, mês de 1993 que registrou o melhor desempenho desde maio. Segundo o IBGE, a produção na indústria aumentou 2,4% em relação a outubro e 8% frente a igual mês de 1992. Se esse patamar for mantido em dezembro, a indústria pode ter fechado 93 com crescimento de 9,5%, a maior taxa desde 86. Apenas os produtos alimentares e farmacêuticos tiveram quedas em novembro entre os 17 gêneros pesquisados, respectivamente 2,6% e 0,4%.
A indústria de bens duráveis de consumo puxou a expansão no ano passado. Entretanto, segmentos como o químico e o metalúrgico e a indústria mecânica também influenciaram a retomada do crescimento. Segundo o IBGE, é possível que esse perfil mais diversificado tenha sido reflexo de um movimento generalizado de formação de estoques. Outra possibilidade levantada é que nesse crescimento esteja embutido um movimento sazonal atípico. As decisões de consumo teriam se efetivado mais próximas do final do ano, por causa das incertezas frente à evolução da inflação.

Texto Anterior: Limitações das medidas provisórias
Próximo Texto: Bancos negam acordo com a Receita sobre listas do IPMF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.