São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar negocia veto à anistia de funcionários

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco aceitou negociar e pode não vetar integralmente o projeto de anistia aos servidores demitidos pelo governo Collor, aprovado na semana passada pelo Congresso. No dia seguinte à decisão da Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, afirmou que Itamar vetaria o projeto e ameaçou se demitir caso isto não ocorresse.
Ontem à tarde, Itamar recebeu uma comissão de 15 deputados federais que pedia nova análise do projeto. Segundo o deputado Jabes Ribeiro (PSDB-BA), os números de readmitidos divulgados estão longe da verdade. "Não são 108 mil, mas 47 mil, e o projeto prevê que estas readmissões terão de ser estudadas caso a caso."
Na opinião de Ribeiro, o mais provável é que o presidente vete algumas partes do projeto. Um dos artigos polêmicos, na sua opinião, é o que prevê a abertura do cadastramento dos demitidos (estão cadastrados 47 mil).
Itamar tem até o próximo dia 4 para sancionar a lei. Ele deverá analisar os estudos que solicitou aos ministros da Fazenda e da Administração Federal. Cinco dias antes do prazo final, o presidente voltará a conversar com os representantes da comissão.

Texto Anterior: Governo tem pressa na votação das MPs
Próximo Texto: BC vai pagar US$ 130 mi a funcionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.