São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque do comando vermelho

As cenas de falta de decoro parlamentar e outros comportamentos irregulares em torno da CPI, por parte de possíveis atingidos pelo relatório e de seus protetores, não desmoralizam menos o Congresso do que as descobertas da própria CPI. Não se soube, porém, de providências dos presidentes do Senado e da Câmara, Humberto Lucena e Inocêncio de Oliveira, para a sujeição dos arruaceiros a imediatos processos internos. Tão à vontade se sentem eles, que um deputado, um desconhecido Jonas Pinheiro, nem ao menos se peja de dizer que afanou, mesmo, como um gatuno qualquer, um documento da Subcomissão de Patrimônio: "Tirei mesmo".
As medidas que estão sendo tomadas, por necessidade, para garantir que a leitura e a votação do relatório possam ser feitas, amanhã, antes sugerem a espera de um ataque do 'comando vermelho' do que um ato formal do Congresso com plenário de parlamentares. E, mais do que sugerem, denunciam o quanto falta de exclusões na Câmara e no Senado, para que o Congresso se torne respeitável. Entre os eternos nervozinhos do deputado luso-garnizé José Lourenço e as ameças do deputado Ricardo Fiuza de dar "um tiro no Suplicy", até um ato dito de moralização mostra-se desmoralizante.
Idade da pedra
A defesa da Telerj, para a pretendida compra de mais equipamento da NEC sem concorrência, baseia-se em um argumento supostamente técnico: "nova licitação e a vitória de uma outra empresa que não a NEC vão dificultar o funcionamento do sistema" de telefonia celular. O que este argumento pretende, então, é nada menos do que a reserva de mercado da telefonia celular para quatro empresas que, pelo país afora, forneceram os equipamentos iniciais.
Eis em que resultaria o motivo supostamente técnico da Telerj: a Ericsson seria fornecedora, para todo o sempre, dos acréscimos de equipamento em Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Ceará, os dois Mato Grossos, Amapá, Rondônia, Roraima, Acre e várias cidades em outros estados a NEC seria fornecedora exclusiva do Estado do Rio, Bahia, Norte do Paraná, São Paulo capital, Santos, Campinas e São José dos Campos a Northern Telecom, do E.Santo, Goiás, Minas e Distrito Federal a Motorola-Telecom, de Ribeirão Preto, Rio Preto e Araraquara e a AT&T, de Bauru e Curitiba.
Vê-se que todo o Brasil se tornaria domínio de duas empresas, ficando duas outras com cinco sobrinhas. Além disso, entre os equipamentos atualizados não há incompatibilidade. E, por fim, não há motivo para sucessivos e tão altos investimentos em mais telefonia celular, quando a telefonia convencional não atende à maior parte da população, com filas de espera que se estendem há anos e anos, e ainda apresenta qualidade equivalente à idade da pedra dos telefones.
Cheque duvidoso
O deputado Uldorico Pinto pede a contestação do amplo noticiário que o tem dado como receptador, descoberto pela CPI, de um cheque equivalente a US$ 3,5 mil da prefeitura de Porto Seguro. "Além do cheque não existir", escreve o deputado, "foi enviado à CPI um formulário grosseiramente falsificado, imitando o timbre da prefeitura de Porto Seguro. Por ser aquela uma fraude primária, pude, de pronto, contestar sua procedência, mas solicitei que se procedam investigações policiais, inclusive com exame grafotécnico para apoiar minhas afirmações".
Aguarde-se, pois, a conclusão da CPI, de onde partiu o noticiário e que sobre ele terá se pronunciar no relatório.
Caso raro
O artigo "A Verdade", do governador Joaquim Roriz, é um caso raro de exposição que se autodesmente, e o faz já na primeira linha: "Todo o Brasil sabe que meus adversários políticos conseguiram incluir meu nome na CPI do Orçamento". O que todos sabemos é que o governador foi incluido na CPI pela movimentação de uma massa estupenda de dinheiro inexplicado, da qual era o centro, envolvendo fantasma, o nome de um pobre capataz, pagamentos injustificados a políticos e jornalistas brasilienses e, claro, recebimentos por Roriz.
Inimigo foi a única coisa desagradável que a CPI não encontrou naquele esquema.

Texto Anterior: REI PREMIA FOTÓGRAFO DA FOLHA
Próximo Texto: Subcomissões propõem a cassação de 26 mandatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.