São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selos trazem o melhor dos quadrinhos

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 80 os quadrinhos americanos viveram o "boom" das editoras independentes, que se tornaram grandes empresas capazes de incomodar as gigantes DC e Marvel. Nesta década, é a vez do "selo de autor" –reunião de quadrinistas importantes que formam um selo para editar seus próprios trabalhos sem interferência na criação e nos lucros– dentro das independentes.
Estão chegando às lojas de importados os primeiros lançamentos da Legend, de Frank Miller ("Cavaleiro das Trevas"), e da Bravura (leia texto ao lado), de Jim Starlin ("Gilgamesh"). Ligados respectivamente às independentes Dark Horse e Malibu, os dois selos reúnem alguns dos mais bem pagos roteiristas e desenhistas da indústria que agora são donos de seus direitos autorais.
Os chefões da Legend (lenda em inglês) são Frank Miller e John Byrne ("Quarteto Fantástico" entre muitos outros), ambos considerados lendas vivas. A união com outros cinco dos mais bem pagos quadrinistas da Dark Horse (Mike Mignola, Paul Chedwick, Art Adams, Geoff Darrow e Dave Gibbons) foi anunciada no fim do ano passado.
O principal título do novo selo a chegar às lojas brasileiras é "Sin City - A Dame to Kill For", minissérie em seis episódios que traz de volta a "cidade do pecado" (lançada pela Dark Horse), o violento e promíscuo universo da noite nas metrópoles.
Em fevereiro sai "Danger Unlimited" ("perigo ilimitado"), de John Byrne. Mike Mignola lança "Hellboy" ("o garoto do inferno") em março, trazendo também "Monkey-Man and O'Brien", de Art Adams.
Em entrevista à revista promocional da Dark Horse, "Comics Tip Sheet", John Byrne disse que quem visse o logotipo da "Legend" (uma estátua da Ilha da Páscoa) podia esperar o melhor de seus sete colaboradores. Perguntado sobre o significado do nome, simplesmente respondeu: "Sei que é bastante pretensioso."

ONDE ENCONTRAR: Devir –rua Augusto de Toledo, 83, Aclimação, tel.: (011) 278-0384.

Texto Anterior: A oração deve se inspirar no mundo
Próximo Texto: Bravura estréia com Jim Starlin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.