São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alvaro de Moya conta a história das HQs

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Alvaro de Moya é, segundo Will Eisner (criador do Spirit e um dos maiores nomes dos quadrinhos mundiais), uma autoridade em HQs. Uma pequena amostra disso está no livro "História da História em Quadrinhos", que a editora Brasiliense traz às livrarias em edição ampliada.
Embora não seja completo, "História..." tem o grande mérito de não se pretender uma enciclopédia. É antes um importante catálogo de referências, contendo apenas informações básicas e muitas ilustrações –o que as pessoas realmente gravam dos quadrinhos.
A grande novidade desta nova edição é o apêndice que traz a década de 80, começando com Frank Miller e seu "Cavaleiro das Trevas", considerado um marco na história das HQs americanas. Com papel "couché" (de melhor qualidade que o "off-set" do resto do livro), esta nova parte tem ilustrações em cores de algumas obras fundamentais.
Qualquer fã mais bem informado pode se queixar da ausência de dezenas de outros nomes. Mas as informações sobre Angelo Agostini, Messias de Mello e Jayme Cortez, três importantíssimos pioneiros no Brasil, entre outros, compensam as limitações. (GBJ)

Texto Anterior: Bravura estréia com Jim Starlin
Próximo Texto: Sundance Film Festival começa quinta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.