São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
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'TV Vômito' conquista o público britânico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo hit da televisão britânica é o quadro denominado "TV Vômito", que vai ao ar nas noites de sexta-feira dentro do programa "The Word" ("A Palavra"), do Channel Four. O programa viu seu índice de audiência aumentar cerca de 10%, desde que inseriu o bloco que expõe tranquilos cidadãos realizando façanhas como banhar-se em esterco e outras bizarras habilidades.
Pessoas desesperadas por alguns segundos de fama não faltam. Além da bela loira banhando-se em fezes de cavalo ("O único problema é que tenho que lavar os cabelos pelo menos cinco vezes", declarou sorrindo às câmeras), o show de náusea já exibiu um operário comendo um farto prato de caracóis vivos e o respeitável pai de família que introduz uma camisinha pelo nariz e a extrai pela boca.
Os produtores recebem diariamente diversas propostas similares. Em uma delas, uma pessoa se propôs a chupar o muco de nariz de um indigente. Os setores mais conservadores da sociedade inglesa ainda não se manifestaram a respeito. Os criadores do programa se justificam de antemão, alegando que tudo faz parte do espetáculo e que, acima de tudo, o show não passa de mero entretenimento.
Programas televisivos em que pessoas anônimas se dispõem a animar o espectador humilhando-se na frente das câmeras não chega a ser novidade. No Brasil, o quadro "Topa Tudo por Dinheiro" do SBT envereda pelo mesmo espírito. Os ingleses do "The Word", entretanto, procuram o extremo. "As pessoas, pelo visto, têm demonstrado uma boa receptividade ao programa", declarou um dos criadores.

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