São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gil comprova que sempre foi acústico

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se os produtores do "Acústico" não tiverem a sensibilidade de perceber que num show ao vivo a espontaneidade vale muito mais do que pequenos erros técnicos, o público vai perder alguns dos melhores momentos do show. Poucas das gravações refeitas mantiveram a emoção dos primeiros "takes". Os rostos dos músicos da banda –destaque para o violão de Celso Fonseca (que acaba de lançar um ótimo CD) e o "guitarrón" de Artur Maia– deixavam claro o cansaço.
Um bom exemplo veio na nova versão da clássica "Expresso 2222", transformado em um forró rasgado, com direito a pandeiro e triângulo. Nada vai substituir a surpresa da platéia.
Não exatamente um problema do show, mas uma falta sentida por quem é fã do primoroso violonista Gilberto Gil, foi a pequena porção de números "banquinho e violão". Sozinho, Gil interpretou apenas a hoje esquecida "Beira-Mar" (uma caymmiana parceria com Caetano), "Se Eu Quiser Falar com Deus" e "Super-Homem, a Canção".
O próprio Gil acabou lembrando essa ausência. Para distrair a platéia inquieta, enquanto os técnicos preparavam as regravações, tirou do baú um delicioso samba de Wilson Batista. O violonista Gil merecia mais.
Já o compositor ganhou outros belos resgates. Não gravada até hoje, "Chiquinho Azevedo" foi feita em meados dos 70, depois de Gil ser preso junto com o músico homônimo, sob acusação de porte de maconha. "Figura Retórica" é uma divertida marchinha carnavalesca da época de seu exílio em Londres, também nos 70.
Outra versão deliciosa é a de "Realce". Além de uma citação de "Day Tripper"(dos Beatles), vem com levada de salsa. "Ficou falseada e salseada", trocadilhou o impagável baiano, no "take" rejeitado. Gil disse tudo: já não se grava "ao vivo" como antes. (CC)

20/01/94
Autor: CARMEN . CACA
HEGF
hegf
.
Edição: NacionalTamanho: M 97 palavrasJAN 20, 1994
Observações: SUB-RETRANCA
Vinheta/Chapéu: \<FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>FRASES \</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
Assuntos Principais: GILBERTO GIL
"Eu já nasci acústico. Minha geração é toda acústica. Não tem nada de novo nisso. Eles estão sempre reinventando a gente"

"As novas gerações, depois de tantas eletrificações, também precisaram de uma identificação com esse lado mais doce, mais acústico"

"Já não se gravam mais shows ao vivo como antigamente"

"O pop não define realmente nada. Os gêneros no pop são todos pop"

"Ficou uma Emília transviada, que se encontrou com James Dean" (sobre a versão punk de 'Sítio do Pica-Pau Amarelo')

Comentários de Gil durante a gravação do "Acústico"

Texto Anterior: Morbidez domina arte e mídia
Próximo Texto: Branagh e Rappeneau filmam a eloquência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.