São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT começa a votar o programa de Lula

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Diretório Nacional do PT começa hoje em São Paulo a discutir e votar a primeira versão do programa de governo que será defendido por Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial. A previsão é que os temas mais polêmicos sejam dívida externa e propostas para a área militar.
Na questão da dívida externa, deverão se confrontar basicamente duas posições: auditoria com suspensão do pagamento e renegociação. O grupo de economistas que elaborou a proposta tendia para uma tese que contemplasse claramente a possibilidade de pagar a dívida, mas foi convencido que se a questão fosse colocada nesses termos não teria a aprovação da cúpula petista, hoje dominada pelos setores mais ortodoxos.
A solução pode ser um texto dúbio, que defenda a suspensão de pagamento mas abra brechas teóricas para outro encaminhamento. Os outros pontos da política econômica não são polêmicos.
A abordagem da questão militar é outro ponto polêmico entre os petistas. A comissão de Defesa e Forças Armadas, que elaborou as propostas da área, sugeriu que fosse especificado que, durante um eventual governo Lula, o investimento no setor passaria dos atuais 0,5% do PIB para 2%, incluindo-se aí as verbas para pesquisa.

Texto Anterior: Partido quer lançar cartão
Próximo Texto: Advogado de "Zezé" nega motivo político
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.