São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP faz campanha informativa contra doença

DA REPORTAGEM LOCAL

Autoridades sanitárias do Estado de São Paulo estão alertando a população para um possível aumento dos casos de cólera nesta época do ano. A preocupação maior é com as pessoas que viajam para o Nordeste e Norte, onde a epidemia vem se alastrando. Só em Fortaleza, mais de 3.500 casos suspeitos da doença foram registrados.
O Estado de São Paulo registrou apenas um caso suspeito nestes 20 dias do ano. Em 1993 foram confirmados 26 casos, 11 deles adquiridos no próprio Estado. O número é quatro vezes maior que o registrado em 1992, o que leva os sanitaristas a preverem que os casos aumentarão neste ano.
Para tentar impedir esse crescimento, a Comissão Estadual de Prevenção e Combate ao Cólera intensificará uma série de medidas, entre elas a fiscalização em rodovias e o controle dos ônibus que chegam de outros Estados.
As medidas foram anunciadas ontem pelo próprio governador Luiz Antonio Fleury Filho em encontro no Palácio dos Bandeirantes. A comissão distribuirá 2,4 milhões de folhetos e 200 mil posters com quatro diferentes tipos de mensagem.
"As pessoas que viajam para as regiões epidêmicas devem redobrar os cuidados", alerta Vicente Mandia, diretor do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde. Água não tratada deve ser fervida ou purificada com duas gotas de hipoclorito de sódio por litro de água. Frutas e verduras precisam ser bem lavadas e peixes crus devem ser evitados.

Texto Anterior: Fortaleza vive surto de cólera com 4 mortes em 94
Próximo Texto: Entidades estudam punição a convênios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.