São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 1994 |
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Juros altos estimulam compras no atacado
MÁRCIA DE CHIARA
"A frequência das compras no atacado se acelerou a partir de dezembro com a subida das taxas de juros", diz o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Firmino Batista Rodrigues Alves, 45. Essa tendência é confirmada por Wilson Tanaka, 44, presidente do Sincovaga que reúne 35 mil supermercados de pequeno porte em SP. Carlos Lopes, 32, diretor da loja Apoio ou Atacado Total, conta que a frequência das compras dos pequenos supermercados junto aos atacadistas passou de uma para duas vezes por semana. Além disso, o "mix" de compras mudou. Hoje 90% dos estoques da linha seca dos supermercados – que reúne alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza – são adquiridos no atacado; até novembro não passavam de 70%, afirma Tanaka. Para contrabalançar uma prevista queda de 5% no consumo em janeiro comparado com o ano passado – resultado da atratividade da poupança – tanto os varejistas como os atacadistas já trabalham com estoques mais enxutos. O pequeno supermercado tem hoje suprimento para cerca de 12 dias, contra um volume médio para 14 dias em 1993, informa Tanaka. No atacado, a média recuou de 16 para 14 dias. Texto Anterior: Brasileiro compra mais em 93; consumo sobe 6,1% em volume Próximo Texto: Autolatina lança carro para concorrer com Gol; Desconto para o Fusca vai até o final do mês; Governo adia cobrança judicial de agricultores; Prorrogada a dívida de produtores de café Índice |
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