São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Não acabou; Pequenas incorreções; Queijo suíço; Porta estreita; Evangelho utilitário; Fim de festa; Dando uma força; Briga certa; Cargo confirmado; TIROTEIO

Não acabou
Vão recomeçar no Congresso os pedidos de imediata instalação da CPI dos corruptores. Dois argumentos serão utilizados: a CPI do Orçamento já indicou os caminhos e a nova comissão não deverá ter caráter partidário-eleitoral.
Pequenas incorreções
O relatório da CPI do Orçamento registra terem sido verificadas apenas "pequenas incorreções" nas declarações de renda de Humberto Lucena (PMDB-PB). A Subcomissão de Patrimônio achou desnecessário acionar a Receita.
Queijo suíço
Romildo Canhim, da Administração, é de opinião que Itamar deveria fazer um novo projeto de anistia dos servidores demitidos por Collor. Salvar o projeto original é quase impossível, pelo números de vetos necessários.
Porta estreita
O novo projeto reintegraria 6.000 servidores atingidos por demissão imoral ou ilegal. Na cota de demissões imorais entram 104 operários da CSN dispensados por doença de origem profissional. Seriam aposentados.
Evangelho utilitário
Pedro Teixeira (PP-DF), aliado do governador Roriz na CPI, mandou um versículo de Lucas para Zaire Resende (PMDB-MG): "Não julgueis, e não sereis julgados, não condeneis, e não sereis condenados...". É o vale-tudo.
Fim de festa
Todos os partidos fizeram emendas à revisão constitucional pelo fim da representação legislativa no Distrito Federal. Em apenas uma legislatura, boa parte dos deputados distritais envolveu-se em suspeitas de corrupção.
Dando uma força
Alberto Goldman (PMDB-SP) sai em defesa de Nélson Jobim (PMDB-RS), criticado pelas liberalidades eleitorais em seu parecer para a revisão. "O parecer é uma provocação inteligente para viabilizar a revisão", afirma.
Briga certa
João Calmon (PMDB-ES) não só rejeita a idéia da Fazenda de acabar com a vinculação de 18% das receitas públicas à educação, como quer ampliá-la para 20%. Será alvo de FHC na revisão.
Cargo confirmado
Moroni Torgan (PSDB-CE) foi convidado por Luiz Carlos Santos (PMDB-SP) a continuar ocupando a primeira vice-liderança do governo na Câmara. Topou.

TIROTEIO
De Cláudio Lembo (PFL), secretário municipal de Planejamento de São Paulo e ex-secretário de Jânio Quadros, sobre as declarações eleitorais de FHC:
– Lá vai o Fernando Henrique sentando outra vez na cadeira antes da hora.

Próximo Texto: Costura complicada; Choque de egos; Um já topou; Sol e mar; Volta ao berço; Bola fora; Jogo duplo; Equação de amador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.