São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notícias quentes do franchising mundo afora

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO
A primeira notícia quente é a confirmação de que, como havia sido previsto por essa coluna alguns meses atrás, a maior franqueadora americana (vale dizer do mundo) no ramo de lojas de tênis e outros calçados esportivos, a Athlete's Foot, de Atlanta, Geórgia, efetivamente vai entrar no Brasil, em parceria com a Grendene.
A briga nesse nicho deve esquentar, o que deverá levar varejistas e atacadistas do segmento a reduzir suas margens de lucro. Isso deve gerar um saldo positivo para o consumidor, que (esperamos) terá mais oportunidades ainda de encontrar bons produtos. E a preços mais em conta.
Por falar em Athlete's Foot, foram tão positivos os resultados da visita que fizemos à sede da empresa em outubro do ano passado, levando um grupo de 60 alunos da turmas um e dois da Franchising University, que decidimos repetir a dose agora em abril com a rapaziada das três e quatro.
Mas não é só no mercado brasileiro que os franqueadores americanos estão interessados. A disputa acirrada no mercado doméstico tem feito esse pessoal rebolar para internacionalizar cada vez mais suas redes franqueadas.
Alguns exemplos de movimentos que estão acontecendo agora nesse imenso tabuleiro de xadrês, onde siri que bóia a onda leva:
1) A Maaco, empresa americana que franqueia oficinas especializadas em funilaria e pintura de veículos, inaugurou sua primeira franquia no México. Fica na cidade de Monterey, para onde estão previstas mais cinco unidades da marca. Além dessas, a empresa e seu masterfranqueado mexicano esperam abrir mais dez na cidade do México e Guadalajara.
2) O McDonald's, que já atingiu a marca de 14 mil lojas espalhadas por 68 países, está prestes a abrir as portas de seu primeiro restaurante no continente africano. Será em Casablanca, no Marrocos. A empresa também anunciou que pretende abrir, ao longo dos próximos anos, algo em torno de 900 a 1.200 novas franquias por ano.
3) A Sir Speedy, que foi assunto desta coluna duas semanas atrás, avisa que vai abrir pelo menos 25 franquias na Polônia e 10 na República Tcheca. Em seguida, será a vez da Eslováquia e da Hungria. E por falar em Sir Speedy, o artigo publicado nesta coluna gerou tantos fax e telefonemas para a sede da "empresa-mãe", nos EUA, que os gringos ficaram atordoados. Assim, nos foi pedido para divulgar o nome de seu representante e seu fax aqui no Brasil. Trata-se de Arnaud Torres, que pode ser contatado no telefone (021) 286-3760. Aliás, foi mancada desta coluna não ter divulgado esses dados logo de cara. Que nos perdoem nossos amigos da Sir Speedy.
4) A Dryclena USA, franqueadora do ramo de lavanderias a seco que anda de namoro com um grande grupo empresarial brasileiro e deve mais cedo ou mais tarde pintar por aqui, acaba de inaugurar sua primeira franquia no Equador, onde já estão nos planos mais 10 ou 12 iguais para os próximos meses.
5) Falando em Chile, as franquias do Au Bon Pain, que apesar do nome é uma rede 100% americana, meio na linha de um Fran's Café mais sofisticado, estão fazendo sucesso em Santiago. Para se adaptar ao paladar dos chilenos, todos os sanduíches no cardápio levam uma tal de maionese a base de abacate.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da Franchising University e da Fundação Getúlio Vargas, escritores e conferencistas.

Texto Anterior: Folha realiza sorteio de livros na sexta
Próximo Texto: Fundo de commodities supera poupança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.