São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previdência anuncia hoje as intervenções

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Previdência Social, Sérgio Cutolo, disse ontem que deve decretar hoje a intervenção em pelo menos seis fundos de pensão. O total de intervenções ou nomeação de diretores fiscais pode chegar a oito. Cutolo disse que faltava definir se haveria interveção em outros dois fundos. Segundo ele, um dos fundos sofrerá liquidação extrajudicial.
Cutolo não quis informar os nomes dos fundos que vão sofrer intervenção. "Não podemos especular", afirmou. A Folha apurou que o Sistel, fundo de pensão dos funcionários da Telebrás, o Postalis, dos funcionários dos Correios, e o Banestes, dos funcionários do Banco do Estado do Espírito Santo, estão na lista. Eles devem sofrer uma intervenção branda, com a indicação de diretores fiscais. O número de intervenções ainda não estava definido ontem porque ainda havia negociações com dois fundos.
O diretor fiscal trabalha em conjunto com a diretoria do fundo. Seu objetivo é elaborar um relatório sobre a situação financeira da entidade para a qual foi indicado e, com base nisso, propor a adoção de algumas medidas. Na intervenção, a Secretaria de Previdência Complementar afasta todos os diretores do fundo e nomeia um interventor por prazo indeterminado.
As próximas intervenções incluem fundos de pensão patrocinados por estatais estaduais e pelo setor privado. O objetivo da medida, segundo Carla Grasso, secretária de Previdência Complementar, é garantir o patrimônio dos participantes dos fundos. Foram encontradas as seguintes irregularidades: retenção de recursos, desenquadramento das aplicações e insuficiência patrimonial.

Texto Anterior: PQU virou estatal em 73
Próximo Texto: Decreto autoriza o contrato de gestão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.