São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat tenta apoio saudita

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), Iasser Arafat, visitou ontem a Arábia Saudita e se encontrou com o rei Fahd. É o primeiro encontro dos dois desde agosto de 1990, quando Arafat anunciou seu apoio ao Iraque na Guerra do Golfo.
Até Arafat anunciar seu apoio à invasão iraquiana do Kuait, os sauditas eram os principais financiadores da OLP. O reino cortou uma ajuda anual de US$ 85,5 milhões. Arafat, em crise financeira, tenta reconquistar este apoio.
Desde 1991 o rei Fahd se recusava a receber qualquer delegação palestina. Ele só aceitou se reunir com Arafat por pressão do presidente egípcio, Hosni Mubarak.
Antes de chegar a Riad, Arafat passou em Meca, cidade sagrada para o islamismo. Ele fez o que os muçulmanos chamam de "pequena peregrinação".
Em Taba, Egito, a delegação de Israel e o chanceler egícpcio, Amr Moussa, diziam ontem estar perto de um acordo para implementar a autonomia palestina na faixa de Gaza e em Jericó, regiões ocupadas por Israel.
O delegado palestino Faisal al Husseini, no entanto, afirmou que Israel estava "pressionando" a OLP a fazer concessões, ameaçando manter o confisco de terras e recusando a liberação de prisioneiros palestinos.

Texto Anterior: Indefinido o governo russo
Próximo Texto: Diana é a mais popular da realeza britânica; Presidente austríaco diz que não renuncia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.