São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião discute alternativas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os presidentes do Congresso, Humberto Lucena (PMDB-PB), e da Câmara, Inocêncio de Oliveira (PFL-PE), se reúnem hoje com os líderes dos partidos para tentar salvar a revisão constitucional. A obstrução dos "contras", os sucessivos adiamentos do início das votações e a proximidade do carnanal e da campanha eleitoral ameaçam sua realização.
O risco de a revisão não acontecer provocou o surgimento de alternativas de pautas de votação que devem ser discutidas na reunião de amanhã. O deputado Alberto Goldman (PMDB-SP) propõe a antecipação das votações que tratam da quebra dos monopólios estatais nos setores de telecomunicações e petróleo. Ele argumenta que não teria funcionado a estratégia do relator do Congresso revisor, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), de começar as votações pelas reformas políticas.
Outra proposta, feita pelo deputado José Genoino (PT-SP), é que sejam votados agora somente os temas consensuais, aceitos até mesmo pelos "contras", e o restante em março de 1995. Essa proposta seria garantida através da aprovação de uma emenda constitucional, inserida nas Disposições Transitórias.
Jobim afirmou que está estudando a sugestão de Goldman, mas que prefere começar as votações pelos pareceres já apresentados. Sobre a proposta de Genoino, o relator afirmou que enfrentaria problemas jurídicos, porque poderia ser questionado na Justiça se a revisão pode ser interrompida e novamente iniciada.
Jejum
Representantes de cerca de 30 entidades completaram ontem mais de 24 horas de jejum em protesto contra a revisão. Eles estão instalados no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em frente ao plenário onde ocorrem as sessões do Congresso revisor.
São cerca de 40 pessoas que estão desde as 16h de anteontem se alimentando apenas com pão puro e água mineral. Eles dormiram no próprio Salão Verde. Hoje, às 10h, haverá uma reunião entre as entidades para avaliar se o jejum prossegue ou não.

Texto Anterior: Governo impede fundos de ir à Justiça; Fundação Baneses tem intervenção federal; Governo quer vender participação de estatais; Itamar vai receber duas propostas para servidores; Conselho do Mercosul se reúne em Buenos Aires; Governo pode rever limite de investimentos
Próximo Texto: Empresários pedem reforma tributária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.