São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Uno 1.6R ganha conforto e novo câmbio

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

A Fiat resolveu incrementar seu "pocket rocket" (carro pequeno e veloz), o Uno 1.6R. Além da injeção eletrônica com um para cada cilindro, o carrinho ganha sofisticação com direção hidráulica e novo câmbio.
O motor de 1.600 cc passa a ter 92 cv (10 cv a mais) com a injeção (mais ignição digital, que dispensa o distribuidor).
Seu ponto alto é a dirigibilidade. A suspensão tem bom compromisso entre estabilidade e conforto, mas o feixe de molas traseiro "geme" ao encontrar poeira.
Com interior e painel redesenhados, o Uno 1.6R 94 permite leitura perfeita dos instrumentos. O interior ficou mais sóbrio. Por fora, o 1.6R continua com decoração excessiva.
Acelerou de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, tempo que só deve melhorar com a chegada do Uno 1.4 Turbo, neste trimestre.
O câmbio dos Uno 1.6 mudou. A nova caixa é italiana, semelhante à do Tipo. Só que é melhor no Tipo que no Uno. Apesar de mais preciso que o câmbio dos demais Uno, ainda é meio duro, especialmente na primeira.
A direção hidráulica aumenta o conforto, mas é mais dura no centro (quando se gira pouco o volante) e mais mole quando se aproxima o batente. Em curvas fechadas rápidas gera confusão.

LEIA MAIS
sobre o Uno 1.6R na última página deste caderno

Próximo Texto: Aumento médio dos carros deve ser de 38%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.