São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Eric Gales naufraga entre rocks e baladas

EDSON FRANCO PINTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Negro e canhoto, o guitarrista norte-americano Eric Gales viu seu primeiro disco –"Eric Gales Band" (91)– vender bem devido ao peso e à comparação entre seu estilo e o de Jimi Hendrix. A comparação virou um fantasma que Gales tenta exorcisar nas 11 faixas de seu novo trabalho, "Picture of a Thousand Faces" (Warner). Os rocks e baladas com acabamento impecável se baseiam no apodrecido alicerce do heavy branco de butique. O disco é um castelo de areia que, para desespero de Gales, tem Hendrix arrastando correntes pelos corredores.
Nascido em Memphis, Gales começou a tocar guitarra aos seis anos. No começo ele copiava os solos de Clapton, Beck e do próprio Hendrix. A essas primeiras influências, ele agregava o gospel que ouvia na igreja que frequentava.
A Eric Gales Band surgiu em 1986. Eugene Gales –irmão de Eric– tocava guitarra com sua banda Weird e resolveu deixar o irmão mais novo fazer uma canja durante um show. Com seu toque vigoroso, Eric roubou o lugar do irmão e o obrigou a assumir o baixo na banda. O novo trabalho mostra que Eugene acertou em passar para o baixo, mas errou em conceder a liderança.
Tudo o que há de melhor no disco saiu das mãos e da cabeça de Eugene. Ele é responsável pela negritude funkeira que tira do óbvio faixas roqueiras como "Guilty of the Innocence" e "Temple of Deliverance". Eugene assina ainda a composição mais consistente no disco, "Paralyzed". Com um riff inesquecível, essa música resgata a melhor fase da inglesa Bad Company.
Na maioria das outras faixas, a EGB parece picada mortalmente pelo Whitesnake. "Angel Of The Night" e "God Only Knows" começam baladeiras e desembocam em rocks sob medida para propaganda de cigarros. Já "Take a Look (Deep Inside of You)" é uma música adequada para um disco do vergonhoso Bon Jovi.
A lista de acertos do disco é formada, além de Eugene, por alguns solos arrebatadores de Eric, inegavelmente um excepcional guitarrista. Os exemplos permeiam a faixa-título, "Misty" e "Draw the Line". "I Want You (She's so Heavy)" dos Beatles ganhou uma releitura negra e blueseira que deixou a versão dos rapazes de Liverpool no chinelo. No futuro, lembrarão desse disco da EGB por causa desta faixa.

Disco: Picture of a Thousand Faces
Autor: Eric Gales Band
Gravadora: Warner (importado por iniciativa da gravadora)
Preço: CR$ 7 mil (em média, CD)

Texto Anterior: Dylan oscila entre a delicadeza e a tolice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.