São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Análise da profissão rende viagem aos EUA

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma monografia sobre sua profissão rendeu a Ester Domiciano de Paula Marcondes, 38, uma viagem aos Estados Unidos e uma homenagem durante festa que reuniu mais de 2.000 secretárias no Olympia, em São Paulo, na última terça-feira. O prêmio foi entregue pelo ator Edson Celulari.
Usando modelos japoneses de qualidade como ponto de partida, Ester mostrou, em sua dissertação, que "hoje estamos mais preocupadas em formar parcerias". Ela é secretária do gabinete da presidência da Eletropaulo há sete anos.
Ela garante participar frequentemente de cursos, congressos e seminários. "As empresas estão buscando profissionais com um perfil mais amplo."
Ester discorda de alguns especialistas internacionais, que prevêem o fim da profissão.
"O executivo precisa de alguém que `segure sua barra'. Sei que tentaram fazer isso montando sistemas informatizados que eliminavam a figura da secretária. Não deu certo. O ser humano precisa de outro a seu lado para render melhor."
Vitória Cristina Freitas, 39, é secretária de diretoria no Centro de Tecnologia de Edificações, empresa de assessoria em construção civil. Foi contratada há sete meses, deixando o emprego anterior por um salário maior.
Ela está terminando um curso de computação e vai iniciar outro de inglês. "A profissão é relativamente bem remunerada, mas o mercado está muito exigente", diz. "Temos que ser quase um gerente, com grande carga de responsabilidades e de decisões."
Essa nova amplitude na exigência de conhecimentos reflete-se na escolha dos temas do 9º Congresso Nacional de Secretariado, que será realizado de 1º a 9 de dezembro.
Qualidade total, mercado de trabalho e reengenharia serão debatidos a bordo de um navio, em um cruzeiro marítimo de Santa Catarina à Argentina.
(JVB)

Texto Anterior: Profissão já foi masculina
Próximo Texto: CONFIRA ALGUNS CURSOS PROGRAMADOS ATÉ O FINAL DO ANO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.