São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo nega prisão de suposto mandante

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Procuradoria Geral da República mexicana negou anteontem à noite que Fernando Rodríguez Gonzáles tenha sido preso. Rodríguez é assessor do deputado Manuel Mu¤oz Rocha, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), e teria hospedado o assassino do secretário-geral do partido.
José Francisco Ruiz Massieu foi morto com um tiro na quarta-feira na cidade do México. Daniel Aguilar Trevi¤o, 28, foi preso em flagrante minutos depois.
O assassino confessou o crime. Ele disse ter recebido US$ 15 mi para matar Massieu de um homem chamado Fernando Rodríguez.
Foi a agência de notícias "Notimex" que divulgou a informação de que Rodríguez já teria sido preso. A polícia ainda está procurando o assessor parlamentar.
O presidente do Congresso mexicano, Ramón Garcia, disse que Rodríguez "é uma pessoa de confiança (de Muñoz), mas isso não significa que o deputado esteja envolvido" no assassinato.
A acusação a Rodríguez reavivou suspeita de que uma luta violenta pelo poder se desenrola dentro do PRI. Pesquisas de opinião indicam que muitos mexicanos acreditam que o assassinato do então candidato presidencial do PRI Luis Donaldo Colosio, em março, foi feito a mando de alguma das facções do PRI.
O jornal "El Financiero" citou fontes do serviço secreto dos EUA dizendo que os dois assassinatos podem ter sido ordenados pelo mesmo grupo.

Texto Anterior: Indígena é preso e torturado
Próximo Texto: Trabalhistas britânicos são acusados de racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.